Quais exames o recém-nascido faz durante sua estadia na maternidade?
- Mariana Maia
- há 51 minutos
- 3 min de leitura

A chegada do bebê é um momento de alegria intensa, mas também de muitas dúvidas e preocupações naturais. Especialmente para as famílias que esperam seu primeiro bebê! Nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade, uma série de testes importantes são realizados para garantir que tudo esteja bem com o seu pequeno e para identificar precocemente qualquer condição que precise de atenção. Conhecer e entender cada um desses exames traz mais tranquilidade para os pais nessa fase tão especial.
Irei te explicar abaixo quais testes o bebê realiza durante a sua estadia na maternidade:
Teste do Coraçãozinho: será realizado pela enfermeira a partir das 24 horas de vida do seu bebê. Esse teste mede a saturação de oxigênio em sua mão direita e em um dos pés. O objetivo deste teste é identificar doenças cardíacas congênitas que necessitam de intervenção precoce, ainda nos primeiros dias de vida. Se houver alguma alteração o teste poderá ser repetido ou complementado com um ecocardiograma.
Teste do Olhinho (Reflexo Vermelho): será realizado pela pediatra durante a sua estadia na maternidade. Usamos um aparelho específico para verificar a presença do reflexo vermelho no fundo do olho, representando a permeabilidade da retina à luz. Serve para triagem de doenças que causam cegueira ainda na infância, como a catarata congênita e o retinoblastoma. Se houver alguma alteração, solicitamos o fundo de olho a ser realizado pelo oftalmologista para melhor avaliação, durante a internação.
Teste da Orelhinha (Emissões Otoacústicas): este teste será realizado pela fonoaudióloga, também durante a sua estadia na maternidade. Com o uso de uma pequena sonda, ela irá testar a transmissão do som através da orelha do seu bebê. Às vezes, pode haver alteração que se relaciona com a presença de secreção no ouvido, proveniente ainda do parto. Nestes casos, o teste poderá ser repetido ou complementado com o exame BERA (Potencial Evocado Auditivo) que analisa a transmissão do som pelo sistema nervoso.
Teste da Linguinha: realizado ainda na maternidade pela pediatra ou fonoaudióloga. Visa analisar o freio lingual possíveis interferências na movimentação da língua, importante para o sucesso do aleitamento materno. Se houver alteração, poderá ser indicado seguimento em conjunto com fonoaudiologia e odontologia pediátrica.
Ortolani e Barlow: manobra realizada pelo pediatra durante o exame físico que visa identificar a luxação ou subluxação de quadril. Se presente: será realizado ultrassom de quadril e acompanhamento conjunto com ortopedista pediátrico. Aqui no consultório indico a realização de ultrassom de quadril com 6 semanas para todos os bebês. Com 6 semanas de vida temos o momento ideal para detectar alterações no desenvolvimento do quadril e iniciar o tratamento precoce que além de mais rápido é mais efetivo. A displasia de quadril pode ser silenciosa e por isso após estudos e discussão em conjunto com colegas ortopedistas pediátricos adoto este cuidado com meus pacientes.
Teste do Pezinho: este exame é um dos mais importantes e é realizado a partir de 48 horas de vida do bebê, antes da alta da maternidade. Ele é feito por meio da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê ou via coleta de sangue tradicional - cada maternidade tem o seu protocolo.8 O principal objetivo é diagnosticar precocemente uma série de doenças metabólicas, genéticas e endocrinológicas que, se não tratadas ainda nos primeiros dias de vida, podem levar a sérias complicações, como deficiências intelectuais e físicas. Aqui em São Paulo, os pais têm acesso a diferentes versões do teste pela rede pública (SUS) e privada: o Básico (gratuito no SUS, que detecta até 6 doenças), o Ampliado (que pode rastrear até 48 doenças) e o Plus/Expandido (o mais completo, que pode identificar mais de 50 condições, incluindo erros inatos do metabolismo e imunodeficiências). Na consulta de pré-natal pediátra vejo junto com cada família seus antecedentes de saúde e decidimos em conjunto o teste mais indicado para o seu contexto.
Estes são os testes de rotina que oferecem um importante rastreamento inicial para o seu bebê. Lembre-se, cada bebê é único, e a necessidade de outros exames pode variar de acordo com o contexto e a avaliação individual do pediatra. Ao longo de algumas internações pode ser necessário realizar o controle de glicemia (níveis de açúcar no sangue), monitorar os níveis da icterícia (amarelinho na pele) ou realizar outros exames complementares. Quando realizo o acompanhamento da família na maternidade fico responsável por definir a necessidade de cada intervenção e orientar os pais sobre todos os resultados, condutas e mudanças.
Caso deseje agendar uma consulta de pré-natal pediátrica para saber mais detalhes sobre estes exames e tirar dúvidas sobre o momento de chegada do bebê e seus primeiros dias de vida fique à vontade para falar conosco através de nosso whatsapp: (11) 99440-4814. Será um prazer te ajudar nessa jornada!
Comentários